terça-feira, 8 de março de 2011

Ser Mulher

Mulher!


Hoje ser mulher não é fácil. Mas quem disse que no passado era?

Penso muitas vezes que era muito mais difícil. A mulher não podia colocar suas opiniões e muitas vezes não tinha vontade própria. A vontade do pai era a sua e depois a do marido, que muitas vezes era escolhido pela família, gostasse ou não era com o escolhido que viveria o resto da sua vida.

A mulher cabia a educação dos filhos, ensinar a filha a costurar, cozinhar, ser dona de casa. Estudar era para poucas, e ainda em casa com supervisão da mãe. Piano, bordado faziam parte da cultura feminina. Mulher prendada para casar era aquela que sabia bordar muito bem e cozinhar os pratos prediletos da família.
Ao casar pertencia ao marido. Cuidar dos filhos e da casa era o seu universo. Respeitar o marido e obedecer as suas ordens era ser uma esposa exemplar, gostasse ou não do que lhe era imposto devia fazer sem reclamar.
Recebia o dinheiro que o marido lhe dava e devia cuidar para que todas as necessidades da família fossem supridas. Devia aguardar o marido, servir-lhe quando ele quisesse e bem entendesse. Mulher não tinha vontade própria. Mas era mulher e era feliz, dentro do seu universo e fazendo tudo de forma a agradar a todos.


Hoje ouço que ser mulher não é fácil e realmente não é.

A mulher lutou e conseguiu sua independência. Cresci ouvindo minha mãe me aconselhar: "Filha, seja independente, trabalhe e tenha seu próprio dinheiro." Sim com estas palavras, pois é uma mulher simples privada de estudar pelo pai e de trabalhar pelo marido. Aprendeu a cozinhar, a bordar e a costurar. Foi criada para ser mãe, esposa, dona de casa. E sempre fez tudo muito bem. Vejo até hoje ela fazer milagres para o almoço, criar saidas miraculosas para um jantar improvisado. Costurar uma roupa de última hora e ainda aconselhar filhos e netas que precisam de seu ombro. Consegue atender a neta que chama, o filho que chega cansado e o marido que quer sua atenção, em questão de minutos. Sua felicidade é reunir a família em volta de uma mesa, ver todos comendo e ser a última a se servir, pois receia que nem todos comam e ainda desconversa: "Não estou com fome, depois se der eu como". E sorri vendo todos satisfeitos.

Considero, então que ser mulher hoje realmente não é fácil. Não aprendi a costurar, a bordar nem mesmo a cozinhar. Estudei, fiz faculdade. Trabalhei, cresci profissionalmente, fiz uma carreira esmerada em sucesso. Casei, tive filhas, me realizei enquanto mulher. Porem avalio que não sou completa. Não sei costurar, nem bordar , cozinhar aprendi o essencial e ainda muito a desejar. Será que não faltou algo? Será que não faltou o aprender a bordar, as tardes de costura e as prendas de casa com a avó?

A mulher de hoje ficou tão preocupada em não parecer com suas avós e mães que esqueceu de ser mulher, de fazer coisas de mulher. A ascenção profissional passou a ser a principal  meta ficando de lado o restante. Hoje a mulher é mãe depois dos 30 anos e muitas vezes depois dos 40, onde os riscos para mãe e filho são maiores. Opta por fazer um MBA, e deixa de sua vida emocional para um segundo plano.

Não estou aqui defendendo a vida que nossas mães e avós levavam, mas porque não podemos ter um meio termo? Sermos excelentes profissionais, fazermos um MBA, termos uma profissão reconhecida e aprender a bordar, cozinhar e reunir a família em volta de uma mesa aos domingos. Ensinar  nossas filhas a costurar, fazer bolos e cozinhar comidinhas gostosas para uma festa em família?

Ser mulher é dificil agora assim como foi no passado, ninguém disse que seria fácil, mas podemos tornar agradável, admirável para nós e para os outros. Podemos ser felizes sim. E é tão bom ser feliz! É tão bom ser mulher!

Acreditando em reencarnação posso admitir o seguinte: "Se Deus me der a oportunidade de retornar a vida, desejo ser mulher novamente, e acima de tudo ser feminina, muito feminina"
Como disse Chico Xavier:  "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

 Mulher! Adoro ser mulher, adoro ser feminina, só preciso aprender a cozinhar e costurar, depois eu conto se consegui aprender.

Feliz dia Internacional da Mulher!