segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Você acredita em Bruxas?

Adoro o dia das Bruxas! 
Não me importo nem um pouco de dizerem que estamos no Brasil e tem que ser comemorado o dia do Saci! Deixa ele para outro dia, hoje é o dia das bruxas e ponto.

Quando era criança adorava assistir "A Feiticeira" a melhor bruxa de todas para mim, e queria ser igual a ela. Mexer o nariz e pronto, tudo feito e arrumado, às vezes tudo desarrumado, é verdade, mas fazia parte kkkkkk.
O que é ser Bruxa? É ser aquela velha e feia, vestida de preto e que dá a maçã para a Branca de neve? A Malévola, Vistosa e bonita que se transforma em um dragão? Aquela baixinha e gorda com uma verruga no nariz que quer fazer sopa do João e da Maria?
 
São estas as bruxas que apresentamos para nossos filhos quando contamos as histórias infantis, para fazê-los distinguir o bem do mal. A princesa, indefesa, bonita e frágil sendo perseguida, maltratada quase até a morte pela Bruxa má. 


Por isso gosto do "Mágico de Oz", que apresenta os dois lados como "Bruxas",  a Bruxa má do leste  e a bruxa boa do Oeste. Aí sim vejo uma definição melhor de bruxa.
 
Comecei a ver isso como um mal exemplo quando minhas filhas faziam cara feia e de repulsa quando brincando eu dizia que eu era uma Bruxa e que elas também seriam um dia. Ficavam assustadas e diziam: "Não mamãe, não queremos ser bruxas não, queremos ser princesas!" e ainda completavam: "Você não é Bruxa, é muito boa para ser bruxa!"
O recado estava dado: - hora de quebrar os paradigmas, hora de rever conceitos e mostrar que "ser Bruxa" não era ruim. Hora de assistir, ler e rever "O Mágico de Oz".
Todos nós temos o lado bom e o lado mal, cabe a cada um saber a dosagem certa e escolher o seu carro chefe. Você pode seguir o caminho do mal ou do bem. Deus em sua sabedoria, nos deu o livre arbítrio para que pudéssemos escolher e assim seguirmos o nosso destino ou não. Você é quem sabe. Você é que vai arcar com as consequências das suas escolhas.
O próprio dicionário não ajuda muito: - Definição de Bruxa - "Mulher a quem se atribuem poderes demoníacos; mulher que pratica a magia negra; feiticeira. Fig. Mulher velha e feia." (http://www.dicionarioweb.com.br/bruxa.html) . Com uma definição destas fica realmente difícil fazer com que qualquer criancinha menos desavisada acredite que a bruxa é boa e que não vai coloca-la em seu caldeirão, não é mesmo?
As bruxas eram perseguidas na época de Inquisição e queimadas em praça pública para servir de exemplo do que não se fazer. Sabe-se que muitos foram perseguidos sem realmente serem bruxos, muitos foram queimados e outros, acho que os mais espertos, conseguiram escapar e perpetuar a saga dos bruxos.
Mas será que todos eram maus? Será que só era utilizada magia negra? Será que não haviam curandeiras? Benzedeiras, pessoas "bruxas" do bem? Acredito que a maioria. Mas também é certo que existiam como até hoje as do mal, que visavam a ruína alheia, trabalhavam para a destruição. Mas isso temos até hoje e olha que nem andam mais de chapéu preto e muito menos montadas em vassouras. Podem estar em qualquer parte e muitas vezes com as melhores roupas.
Acredito que muitas e muitos dos bruxos daquela época estão recriados ou reencarnados, para quem acredita, em locais bem distantes de onde ocorreu a Inquisição. E isso inclui nosso Brasil, grande refugio de Bruxos e bruxas daquela época, infelizmente não só dos bons, mas dos maus também. Interpretem da forma que acharem melhor, figurativo ou não, mas como dizia minha linda Vózinha, espanhola "yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay." (Eu não creio em bruxas, mas que elas existem existem).
Fica dado o recado. Você quer que seu filho acredite que todas as bruxas são más e todas as princesas são boas? Cuidado ele pode cair na lábia da linda mocinha dos olhos azuis, só que ela pode ser a mais vil das bruxas e menosprezar a bruxinha de cabelos enrolados, que seria a mais gentil das noras. kkkkkkkkkk (o inverso também é verdadeiro ok!) 
Eu acredito em bruxas sim. Boas e Más. Lindas e feias. Gordas e magras. Enfim elas existem e já que estão aí vamos aproveitar o que elas tem de melhor a " Magia do Amor", e espalha-lo por todo o país, por todas as terras, só assim ensinaremos aos nossos filhos a verdadeira noção do que é ser uma Bruxa Boa!
Agora com licença que preciso mexer meu caldeirão!!!!!!