domingo, 29 de abril de 2012

Reforma Interior - a chance para mudar de vida

Depois de um longo período distante do meu Blog, que tanto me ajudou em alguns momentos de minha vida, retorno escrevendo sobre "Reforma interior/íntima". 


 "A reforma íntima/interior é a reforma do nosso eu, nosso íntimo. É a mudança para melhor, é elevar-se na condição humana deixando de ser egocêntrico (que se considera o centro do universo) e se tornando altruísta. É trocar atitudes erradas por atitudes corretas, erros por acertos que um dia se tornarão virtudes." (http://www.espiritismobr.com.br)



Existe um momento na vida em que achamos que as nossas escolhas são as melhores, que os nossos caminhos são os mais acertados e usamos o nosso livre arbítrio ao nosso bel prazer. Bom, esse é o momento de parar e pensar: -"Será que é isso mesmo?" - Será que sou a única certa neste mundo e o restante está na contra mão? - "Não!" Na realidade, está na hora de começar um reforma interior, uma reforma íntima.

E a hora em que começamos a nos ver, não pelo espelho, não com os olhos materiais, mas sim com a alma. Começamos a olhar para dentro de nós mesmos e repensamos as nossas atitudes, nossos dogmas, nossas crenças e valores, hora de trabalharmos as nossas más inclinações.

Daí você ira dizer: - "Mas eu não sou mal, não tenho más inclinações, nem sei o que é isso!"

Todos nós temos más inclinações, impulsos negativos que trazemos dentro de nós e em momentos impensados ou pensados  e elaborados colocamos em pratica, dependendo dos valores de cada um.




O homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos seus esforços?
– Sim, e algumas vezes com pouco esforço; é a vontade que lhe falta. Como são poucos dentre vós os que se esforçam!

A pergunta acima, foi feita por Allan Kardec, e a resposta foi dada pelos Espíritos Superiores em "O Livro dos Espíritos" (questão 909 )

A vontade sempre foi e será o verdadeiro impulso do homem, é por onde podemos então começar a nossa "Reforma interior". Da mesma forma que a vontade nos leva a colocar em pratica nossas más inclinações, ela nos impulsiona as reformas necessárias para nos transformarmos em pessoas melhores e espíritos mais evoluídos.

É a mudança de dentro para fora, ao mudarmos nossos pensamentos, nossos sentimentos, mudamos nossas atitudes, nosso comportamento frente ao outro e frente ao mundo. Nosso mundo interior bem trabalhado e empregado irá refletir uma alma em evolução e com acertos  ao nosso crescimento.


O homem como ser em evolução tem a mania de colocar dificuldades e obstáculos em seu progresso, dificultando atitudes e iniciativas de mudanças. Porem uma vez iniciado o processo, a evolução é inevitável. 
As transformações internas e externas serão tão sentidas e notáveis que ir em frente torna-se uma obrigação do espírito em busca de sua harmonização com ele mesmo e com os demais.

Como começar? Segundo Santo Agostinho no Livro "Evangelho segundo o Espiritismo" , ele nos orienta a anotarmos no final do dia nossos erros, as más inclinações que foram colocadas em pratica e passar a trabalha-las a partir daquele instante, só passe para o seguinte quando não mais executá-los. 

Será difícil e trabalhoso, mas será de um bem interior inimaginável.

Para os espíritas vale a frase encontrada no texto "Os Bons Espíritas", cap XVII, item 4, do "Evangelho Segundo o Espiritismo", Allan Kardec. "Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelo esforço que faz para dominar suas más inclinações"

Portanto sairá vencedor aquele que possuir uma vontade firme e realizadora.

Espírita ou não, cada um deve realizar sua "Reforma Interior", rever pensamentos e atitudes. Transformar "más inclinações" em ações do bem, não reprimi-las, mas sim transformá-las, já que tudo que é reprimido pode eclodir a qualquer momento, tal qual uma garrafa de refrigerante esquecida em um congelador, quem já fez isso sabe do que falo, ela irá explodir com violência, causando um mal  maior. Também não devemos deixar que extravasem de forma descontrolada, correndo o risco de sermos afagados por elas em sua exaustão. As más inclinações devem ser transformadas, trabalhadas e colocadas de forma correta. Devemos trocar o errado pelo certo. É a sublimação pelo auto conhecimento,  a base de tudo - "conheça-te a ti mesmo"


Não podemos esquecer ou deixar de lado tudo o que essa transformação irá provocar em nossa vida, trazendo a tona muito sentimento reprimido, mágoas, vergonha, enfim todo sentimento que o homem em sua formação está sujeito. Não esquecendo que uma vez tudo começado, impossível será retroceder e com certeza os resultados serão muito melhores do que anos de sentimentos reprimidos mal utilizados. Pense que sua vida terá um novo sentido, uma razão mais aceitável e honesta consigo mesmo e com seu Deus interior!

Seja Feliz! E assim sendo, todos a sua volta serão mais felizes!

 Eu já comecei a minha, demorei um pouco para tomar consciência e buscar essa melhoria tão sonhada pelo homem.


Bibliografia
O Livro dos espiritos - Allan Kardec


Nenhum comentário:

Postar um comentário